Forças rebeldes avançam em cidades da Líbia
Forças rebeldes reconquistaram ontem Ajdabiyah, no leste da Líbia, depois de um bombardeio realizado por aviões franceses e britânicos sobre tanques e tropas de artilharia leais ao ditador Muammar Gaddafi, eliminando os últimos bolsões de resistência governista.
A reconquista abre caminho para a continuação da contraofensiva rebelde em direção à capital, Trípoli.
Surgida após dias de combates e severas baixas, a queda de Ajdabiyah é a maior conquista militar e moral dos insurgentes desde que começaram a receber um apoio aéreo tido como indispensável.
Horas após recuperar o controle sobre Ajdabiyah, perdido na semana passada durante fulminante avanço do Exército, insurgentes também retomaram Brega, 60 quilômetros mais a oeste. Havia relatos de que os rebeldes haviam continuado a ofensiva até retomar a cidade de Ras Lanuf.
Ajdabiyah ostentava ontem as marcas dos combates que assolaram a cidade nos últimos oito dias, principalmente nos bairros periféricos por onde os rebeldes tentaram entrar durante dias.
Havia dezenas de carcaças carbonizadas de tanques e blindados alvejados por caças aliados nos arredores da cidade. Casas, mesquitas e comércios estavam total ou parcialmente destruídos.
Combates deixaram dezenas de mortos entre governistas, rebeldes e moradores não combatentes, mas o número preciso era incerto.
Apesar da destruição e do onipresente cheiro de podridão, Ajdabiyah era ontem uma cidade dominada pela euforia. As ruas estavam tomadas por um incessante buzinaço e cheias de pessoas que riam e cantavam.
Segundo relatos de insurgentes, forças pró-Gaddafi frearam seus ataques a Misrata, a oeste de Ajdabiyah, depois de terem sido atingidas por ataques da coalizão.
As Forças Armadas da França disseram ter destruído cinco aviões militares líbios e dois helicópteros que, segundo eles, preparavam-se para atacar posições rebeldes na cidade. A ação militar começou há oito dias, após autorização da ONU (Organização das Nações Unidas).
Leia mais
- Comando das ações na Líbia será da Otan
- Cidade rebelde líbia vira depósito de cadáveres
- Governo brasileiro pede fim de ataques na Líbia
- Míssil atinge complexo residencial de ditador
- Governo da Líbia ordena novo cessar-fogo
- EUA, França e Reino Unido iniciam ação na Líbia
- Ditador ignora cessar-fogo e ataca rebeldes na Líbia
- ONU aprova uso da força contra ditador da Líbia
- Gaddafi avança e força recuo de rebeldes
- Jornalista brasileiro é libertado de prisão na Líbia
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial