Chanceler de Níger nega presença de Muammar Kadhafi no país (Postado por Erick Oliveira)
"Não é verdade, não se trata de Kadhafi e não acredito que o comboio em questão tenha as proporções que lhe são atribuídas", declarou à agência de notícias France Presse por telefone o ministro, que está em Argel para uma conferência sobre o Sahel.
Uma fonte militar nigerina informou algumas horas antes que um importante comboio de veículos civis e militares procedente da Líbia havia cruzado na noite de segunda-feira Agadez, cidade do norte do Níger, e mencionou boatos insistentes sobre a possível presença de Kadhafi no comboio.
"Na realidade, chegaram a Níger algumas personalidades de maior ou menor importância, mas nada mais. Não há dirigentes de primeiro escalão e muito menos Muamar Kadhafi e um filho dele", afirmou o chanceler nigerino.
Ao ser questionado sobre um possível asilo político a Kadhafi, Bazum destacou não estar habilitado a responder. "A presença de Kadhafi em Níger poderia causar alguns problemas", disse, sem revelar mais detalhes.
Dinheiro do BC
O comboio com dez veículos estava levando dinheiro de uma agência do banco central do país, disse nesta terça-feira um porta-voz do Conselho Nacional de Transição (CNT), que representa os rebeldes. "Eles levaram dinheiro do banco central em Sirte", disse o porta-voz Abdel Hafiz Ghoga, referindo-se à terra-natal do ex-líder Muammar Kadhafi, que está foragido.
"Tarde da noite, dez veículos levando ouro, euro e dólares cruzaram de Jufra (na Líbia) para o Níger com a ajuda de tuaregues da tribo do Níger", afirmou Fathi Baja, chefe dos comitês do CNT para assuntos políticos e internacionais, falando à agência de notícias Reuters por telefone.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial